segunda-feira, 14 de maio de 2012

Aïcha, Ayesha, Aisha, Ayeishah...

Dedicado para todas as Aïchas, Ayeshas, Aishas e Ayshas (hehehe).

Mas ô nomezinho bem cotado hein? O habibi me deu esse nome também. Acho que o mundo inteiro paga pau para esse nome. Pode ser coincidência, mas a maioria das muçulmanas convertidas que conheci se chamam Aisha.

Aisha soa tão bem que um dos maiores sucessos do cantor argelino Cheb Khaled foi a música "Aïcha", em francês, (belo trabalho, aliás). Música que foi regravada por diversos músicos mais tarde. E como se não bastasse, já ouvi outras músicas onde o tema principal era Aisha, e não era a versão do Khaled, não. Como esse sonzinho bollywoodiano, por exemplo: Suno Aisha - http://www.youtube.com/watch?v=YhDoqYbkTCo&feature=fvsr

Khaled é sensacional. Um fofo! Conhecido como o Rei do Raï, é um dos mais conhecidos cantores da música popular folclórica árabe. Encanta-me, pois ele sorri o tempo todo para cantar. Certa vez li em algum lugar que Khaled sorri até com os olhos e é verdade.

video

A versão da banda Outlandish é a mais conhecida, depois da original. Pois eu acho até uma ousadia regravar essa belíssima obra de arte (eu amo essa música). Esta é uma banda de integrantes dinamarqueses, porém de descendência marroquina e paquistanesa. Portanto todos são muçulmanos, exceto um que é católico. Confira: http://www.youtube.com/watch?v=f0nFTdKlKLw&ob=av2e

Além de Outlandish, uma banda com o nome de "Chota Madre" também regravou a música. Ficou legalzinha, em versão espanhola, "Aicha, Aicha, mi corazón". Outra versão engraçadinha é a da banda "Africando". É só procurar no youtube por "Aicha - Africando", o mesmo para Chota Madre, (coloca no youtube). Também vi em estilo salsa, em inglês e por aí vai...

Mas de todas as versões, além da original, a mais bela é a paquistanesa. Pois é. Ha pouco tempo o Amanat Ali também regravou essa música. E por favor, logo não pense que é puxação de saco ou viés a favor do Paquistão. Ouça todas as versões que citei e depois compare como não encaixou perfeitamente essa canção em urdu. A música realmente ficou bela e quando escutei pela primeira vez, até me emocionei (ui ui). Olha:

video

<3

Significado do Nome Aicha:
Aicha era a mulher do Profeta Muhammad
De origem árabe, significado de Aicha é "vivente e bondosa"
Também significa "vida" em suaíli.

Significado de Aicha, fonte: http://www.thinkbabynames.com/meaning/0/Aisha

8 COMENTÁRIOS:

Chá de Lima da Pérsia disse...

Nossaaaa!! Sou apaixonada pela " Aicha" do Khaled, essa música sempre me emociona!!Com certeza ele é um dos maiores artistas árabes de todos os tempos! A versão do Outlandish também é muito gostosa de ouvir, e a língua urdu também é belíssima.
Além destas também conheço a versão do israelense Haim Moshe e de um iraniano chamado Emad que conseguiu estragar essa música (buaaaa)

E falando nisso, Aisha, Ayesha (e todas as suas variantes)possui um belíssimo significado, "viva", ou "vida".
Abraços querida!

Paquistanesa disse...

Janaina! Posta aqui nos comentários os links desses duas versões que não conheço, plis! A do israelense e a do Iraniano. Obrigada minha linda! Abraços!

Janaina Elias disse...

Aqui está:

A do iraniano Emad
http://www.youtube.com/watch?v=vwAkD3h5FH4

e a do israelense Haim Moshe:
http://www.youtube.com/watch?v=U2Km-IZ_wPk

Bjs

Giovanna Sperotto disse...

Ai que musica linda!

ჱStéfani Aicha disse...

Acho que conheço esse nome, rsrsrs.

Já ouvi a versão paquistanesa, enviada por um amigo meu paquistanês que disse que era a melhor versão de todas, rs.

Eu gosto mais da versão da banda Outlandish do que a própria original, prefiro até mesmo a versão paquistanesa.

Mas é claro que reconheço toda a criatividade e originalidade do cantor Khaled.

Bom, agora vou lá no youtube dar uma checada nas outras versões, como uma boa apreciadora e detentora deste tão lindo nome.

Aisha disse...

Adorei essa materia meu nome é aisha e as musicas são lindas bjos

Ayesha Moon disse...

Adorei! E nem preciso dizer por qual motivo... Adoro o nome Ayesha, é cheio de vida.

Viva!! :)

Anônimo disse...

Hello it's me, I am also visiting this site regularly, this website is actually pleasant and the people are actually sharing fastidious thoughts.

My website ... apartment rental business

Postar um comentário

que tal?

 

Show Me The Stars Template by Carly Lloyd Designs