quarta-feira, 11 de abril de 2012

Uma senhora valente do Paquistão

Shad Begum é uma senhora que mora na área de Lower Di, no Paquistão. Ela nasceu em 1974 e começou suas atividades de trabalho social em 2000. Apesar da forte oposição de sua família e outras pessoas da área onde as mulheres não estão autorizadas a votar, ela foi eleita a vereadora em 2001.

Os membros da família de Shad Begum são filiados a um partido religioso, Jamaat-i-Islami. Mas, mesmo assim, ela conseguiu o apoio do seu pai, irmãos e marido para as suas campanhas.

Shad Begum é o fundadora da Anjuman Behbood-i-Khawateen Talash (ABKT), que é também a primeira organização de direitos das mulheres em Lower Dir. Mais tarde, o nome da organização foi mudado como Associação do Comportamento e Conhecimento da Transformação (ABKT).

Foi difícil para ela continuar a luta para o empoderamente das mulheres, por conta da áera a qual pertence. Essa áera é especialmente conhecida pelo seu conservadorismo e há uma sociedade masculina típica dominadora. Essa senhora enfrentou muitas ameaças durante o seu trabalho, mas ela nunca perdeu a coragem.

Shad Begum e sua organização contribuiu para a educação, conscientização política e projetos de melhoria de saúde nesta área.
Na cultura pashtun tradicional, as mulheres são desencorajadas a consultar todos os médicos do sexo masculino e muitas mulheres morrem de doenças sem receber tratamento adequado. Shad Begum levantou essa questão perante as autoridades e começou uma campanha eficaz para essa finalidade. Além disso, Shad Begum e sua organização também realizou vários projetos, incluindo construção de pontes suspensas, instalação de bombas manuais, poços afundando, pavimentação de ruas, fornecimento de pequenos empréstimos para comerciantes locais e capacitação das mulheres a nível das bases.


No dia 8 de março de 2012, na véspera do Dia Internacional da Mulher, Shad Begum, recebeu
o the International Women of Courage Award. Bah, é um prêmio de coragem dos Estados Unidos.

Shad Begum com Michelle Obama e Hilary Clinton

É uma questão de grande honra e prazer para a Nação paquistanêsa, pois Shad Begum, uma mulher de classe inferior, provou que, se você possui uma paixão e ir além dos limites, a fim de atingir um determinado objetivo, mesmo com obstáculos
, é capaz de realiza-lo.


Fonte: thelovelyplanet

1 COMENTÁRIOS:

Janaina Elias disse...

Uma incrível história e maravilhoso exemplo para todas as mulheres do mundo!

Postar um comentário

que tal?

 

Show Me The Stars Template by Carly Lloyd Designs