quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O Príncipe (Especial) do Pop

Não é só Paquistão, Índia, Afeganistão ou Dubai... eu gosto também é da Turquia!

Para quem não tem idéia de alguma canção, eu vou ser obrigada a citar o ridiculous Latino, que interpreta junto com a cantora pop/funk Perla, a música "Selinho na Boca", sabe? "Selinho na boca, la la la la", pois então, Selinho na Boca é uma regravação patética do sucesso "Simarik" do Tarkan, lançada em 1999.


Eu digo que o Tarkan é especial por conta de uma série de coisas não só que ele realiza como também que fazem parte de sua história. Aqui vocês poderam conferir que ele é de fato um autêntico special guy!

Desde os anos 90, com duas décadas de fama, o Tarkan é a maior estrela da última década na Turquia (cantor mais famoso da Turquia). Suas músicas se tornaram referência para a nova musica pop turca e com o grande sucesso internacionalmente, tem sido apelidado de "Príncipe do Pop" pelos meios de comunicação da Europa. Estive na Holanda em Amsterdam e tive a oportunidade de conhecer a vida noturna de lá; Jovens, adultos, homens e mulheres, dançavam juntos quando o DJ soltava Tarkan, e eu :"Ué, mas eles também gostam?" - Pois é, quando fui embora, alguns dias depois, o Tarkan foi fazer um show maravilhoso em Amsterdam que fazia parte de sua turnê 2011 na Europa. Morri de depressão né, a propósito, estou fazendo este post porque sou fã. Fã mesmo!

Enfim, esse moço bonito abriu no mercado Turco um tipo de música que não era tocada na Turquia. Suas canções fazem uma mescla de estilos do oriente e ocidente. É uma delícia para as dançarinas, assim como eu, de Dança do Ventre!!! Ele lançou vários álbuns durante a sua carreira, com um número estimado de 29 milhões de álbuns e singles vendidos. São vendidos regularmente milhões e milhões de cópias!

Tarkan nasceu em Alzey, na Alemanha, seus pais fizeram parte da geração de imigrantes turcos que entraram na Alemanha Ocidental durante o boom econômico do país. A família de seu pai tem em seus antepassados militares heróis de guerra que lutaram nos exércitos otomanos na Guerra Russo-Turca; Enquanto a família de sua mãe vem de uma longa linhagem de cantores folclóricos talentosos do Turcomenistão. Sim, este menino especial cheio de histórias para contar, também estudou música clássica turca em 1986, quando seu pai decidiu voltar com a família para a sua terra natal na Turquia em Karamüsel; Mas não podemos negar que o dom está em seu sangue.

 

 

Guerreiro da Natureza

Tarkan não é apenas um rostinho bonito e muito menos só mais um corpo sarado que rebola em cima dos palcos usando sua imagem para ditar modas por aí. Não, o Tarkan também não diz coisas obscenas em suas letras.


Minha tamanha admiração por essa pessoa dona de um coração iluminado é resultado do seu lindo trabalho que ele tem realizado a tempos; Ao longo dos anos o naturalista se engajou na preservação do meio ambiente e defesa dos animais. Lançou o belíssimo single Uyan (Desperte) a música que alerta todos nós a cuidar melhor do nosso planeta.
A partir dai Tarkan virou o símbolo de projetos sociais de proteção ao meio ambiente e dos direitos aos animais, e é sempre convidado por instituições ligadas assunto para fazer campanhas publicitárias, alguns exemplos são as instituições DOGA e PETA - (Associação que defende o direito dos animais no mundo todo)

Ele também foi convidado para fazer uma narração para a National Geographic falando sobre as grandes imigrações e emprestou a voz para a narração do documentario Büyük Göçler (As Grandes Migrações). Também desenvolvou alguns video clips e progetos relacionados ao assunto e utilizou uma de suas grandes paixões que é fotografar, divulgando lindas imagens no Quênia (África) em meio ao reino animal.


Tarkan também luta em defesa das crianças, este ano ele doou para um fundo de caridade em defesa da Infância sua jaqueta de couro avaliada em 7.000 euros. Essa foi a maior doação até agora. A fundação ajuda crianças que passam por situações criticas como terremotos e guerras. As doações vem sendo divididas entre Japão e Haiti. Entre os famosos que contribuem estão Bill Clinton, Shakira, Bono Vox, Tina Turner entre outros. A jaqueta foi usada pelo Tarkan em 2010 no festival que a Turquia comemorou a escolha de Istambul como Capital Cultural Européia 2010.


Recentemente ele fez uma belíssima canção como pedido de socorro para o lago Burdur, situado no sudoeste da Turquia. O rio Burdur está desaparecendo, um terço do nível da água secou nos últimos 35 anos, caindo aproximadamente 4 metros e 30 centímetros, o que representa uma ameaça à vida humana com o desaparecimento de muitos seres vivos. A música se chama Benim Sadik Yarim Kara Topraktir (Meu amado fiél a mãe terra). Vale a pena conferir, clicando aqui!

E finalizo esse post com o clip de uma música que eu amo muito; A letra é extremamente bela:

Tarkan - Verma





www.tarkan.com

www.tarkanbrasil.com.br


4 COMENTÁRIOS:

Eu Brasil, Ele Egito disse...

Ola querida, passe para agradecer e dizer que ja te sigo tbm. bjk

"Tah" disse...

É amiga... ele é top demais... ai de quem ouse dizer o contrário... um Deus Turco!!!!! :*

Anônimo disse...

Olá, passei aqui por acaso e adorei sua matéria sobre o Tarkan. Também sou uma grande fã dele desde 1999, mas nunca tive a oportunidade de assistir a um show dele :( buaaaaa pq ele não mora mais perto rsrsrs ... Há 2 anos atrás eu e uma amiga criamos um fanzine virtual sobre ele, se quiser pode conferir aqui.
http://tarkanknight.zip.net/
Um grande abraço.
Janaina ELias

Ayesha Maschietto disse...

ôô Janaina Elias adorei seu fanzine virtual!! muito bom! Obrigada pelo comentário no meu blog!

Grande abraço!

Postar um comentário

que tal?

 

Show Me The Stars Template by Carly Lloyd Designs