domingo, 21 de novembro de 2010

Xiita e Sunita

No Islamismo há várias vertentes, mas a principal divisão no Islamismo se encontra entre os Xiitas e Sunitas. A divisão entre esses dois grupos começou logo após a morte do Profeta Mohammad no ano de 632 e eles disputam o título "califa", que significa a liderança máxima do mundo muçulmano.

Além da crença em Allah, os mesmos vestuário e culinária, os xiitas e sunitas, possuem numerosos elementos que os diferenciam, mas aqui irei citar o ponto crucial "da coisa". E apresentar qual é afinal o motivo da disputa entre esses dois grandes grupos.

O problema é que Xiitas e Sunitas se diferenciam com relação à descendência do Profeta Mohammad e ambos querem o título de califa. Os xiitas acreditam que Ali (o genro do profeta Mohammad, que casou com sua filha Fátima) é o verdadeiro sucessor do Profeta. Enquanto os sunitas defendem o califado de Abu Bakr um dos primeiros convertidos ao Islamismo e discípulo do Profeta Mohammad, este não tinha parentesco nenhum com o profeta, mas foi o único que o acompanhou na Hagéria (fulga para Medina - depois de Meca, é a segunda cidade mais sagrada para um muçulmano).

Os sunitas são o maior grupo do Islã e que representam aproximadamente 90% dos fiéis no mundo muçulmano e a palavra "suna" vem das palavras e ações do Profeta Mohammad.

Os xiitas são considerados os mais extremistas. A maior parte dos xiitas estão no Irã, que tem um governo e certa de 90% dos muçulmanos se denominam como tais. E encontra-se também uma pequena quantidade significativa de xiitas no Iraque, Iémen, Líbano, Síria, Paquistão, Afeganistão, Índia e Arábia Saudita.

A palavra "xiita" significa "partitários de Ali".

1 COMENTÁRIOS:

Tha ma ra =D disse...

Gostei do post... (:
sempre ficava em duvida sobre essa divisao ^^

Postar um comentário

que tal?

 

Show Me The Stars Template by Carly Lloyd Designs